GermanPortuguese

CURADORIA – Luciana Marinho Albrecht

Natural de Porto Alegre e residente em Passo Fundo (RS), escritora, poeta, membra da Academia Passo-Fundense de Letras e contadora de histórias. Youtuber no canal Mil e uma Histórias e coapresentadora do programa Literatura Local da Tv Câmara Passo Fundo (RS). Administradora e produtora cultural. Seus livros já lançados dedicados à infância são: A Estrela Pequenina e O Procura Encrenca. Prestes a lançar o novo livro para infância: Bandolins. Autora de Confidências da Noite, poemas, sonhos e delírios, voltado ao público jovem e adulto.

A Mostra Virtual de Literatura do Festival Cultural do Brasil em 2022, chega com a proposta de, através do mundo digital, aproximar leitores e escritores através do debate de temas relevantes para o universo literário. Ao longo da curadoria foram selecionados 13 artistas, entre: autores, ilustradores e contadores de histórias que bem representam a pluralidade da literatura no Brasil. A Mostra será realizada em 3 encontros divididos da seguinte forma:

📍 Literatura Adulta: Da Ficção à Realidade – 23/08 Terça-feira – 19:30
📍 Literatura Infantil e Juvenil: As histórias que contamos – 30/08 Terça-feira – 18:30
📍 Roda Virtual de Contação de Histórias – 06/09 Terça-feira – 19:30

MESA LITERATURA ADULTA: DA FICÇÃO À REALIDADE

Amauri Albino

Nascido na favela de Senador Camará e atualmente morador do bairro de Campo Grande Zona Oeste Rio de Janeiro (RJ). Autor, formado em Letras- Inglês; Pós graduado em Gestão Escolar. Tem trabalhado desde a graduação em uma educação infantil mais humanitária e como resultado das suas pesquisas escreveu a obra Mitos e Lendas em homenagem a sua bisavó. Desenvolveu e lançou o livro Mitos e Lendas de forma independente.

Carolina Panta

Natural e residente em Porto Alegre (RS), é professora de Língua Portuguesa e Literatura formada em Letras pela UFRGS. Editora da revista literária La Loba, é ativista em busca do protagonismo feminino na cultura. Tem na mulher seu tema principal de escrita, como em seu primeiro romance, Dois Nós. Olivetti Lettera 32 é seu segundo mergulho às profundezas da dor e do prazer de ser mulher.

Day Fernandes

Psicóloga, nasceu em Brasília, mas atualmente mora no interior de Goiás. Ela aposta na força da voz feminina dentro e fora dos livros e ama se perder nos mundos de fantasia e scifi. Day é autora das obras: “Uma ilha no Atlântico”; “Duologia A Fortaleza”, “Terremoto e Ruínas”, lançado em formato de audiobook pela Storytel e “Uma Maré de Azar”, seu mais recente lançamento de 2021.

Gabriel Yukio Goto

Nascido em 1997 no Japão, veio para o Brasil em 2000 e reside desde então em Campinas (SP). Publicou o seu primeiro livro ainda na faculdade, 2017, uma distopia chamada “Os Últimos de Gaia”, em 2019 lançou a primeira coletânea de poemas “Um Abismo Atrai o Outro”, desde 2019 também atua como professor, seja de português ou inglês. Ainda possui alguns e-books disponíveis na Amazon: Chuva de Outono (2020), poesia desastrada (2020), A Reunião da Minoria Modelo e outros contos (2020) e Kazuo sem Espaço no Entrelugar (2021).

Gilberto Cunha

Residente em Passo Fundo (RS), engenheiro-agrônomo, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Membro da Academia Passo-Fundense de Letras, patrono da 23ª Feira do Livro de Passo Fundo (2009). Chefe-Geral da Embrapa Trigo (2006 a 2010). Autor da série de livros Meteorologia: Fatos & Mitos (1997, 2000 e 2003), Cientistas no Divã (2007), Galileu é meu pesadelo (2009), A ciência como ela é… (2011) e Ah! Essa estranha instituição chamada ciência – Borgelatria e outros ensaios (2021). Presidente da Academia Passo-Fundense de Letras nas gestões (2014-2016 e 2020-2022). Colunista do jornal O NACIONAL e Editor-Chefe da revista cultural ÁGUA DA FONTE e do periódico científico AGROMETEOROS.

Juliana Pletsch

Natural de São Luiz Gonzaga e residente em Caxias do Sul (RS). Mestra em Filosofia, Especialista em Neurociências e Comportamento, médica veterinária, mentora, autora do livro “As bases emocionais da cooperação e do comportamento social”, fundadora do Projeto Ser Mulher, palestrante, professora e empresária.

Mônica Henriques

Natural e residente no Rio de Janeiro (RJ). Escritora de ficção e advogada. Autora de diversos livros, contos e coletâneas em edição tradicional e virtual. O conto de fantasia “A livraria mágica da Rua do Ouvidor” foi selecionado no “Prêmio Literário Cataratas de Contos e Poesias – 2019” e publicado em e-book. Sua crônica “Um dia Caetano”; foi selecionada para a Revista Philos e divulgada na Festa Literária de Santa Teresa (FLIST – 2020) em evento online. No ano passado participou da Revista Mystério Retrô 6 com o conto policial “Assassinato no Sarau” (2021). Seu primeiro romance “O julgamento”, um thriller com elementos sobrenaturais, está em pré-lançamento pela Caravana Grupo Editorial.

MESA LITERATURA INFANTOJUVENIL: AS HISTÓRIAS QUE CONTAMOS

Ana Fátima

Natural de Salvador/BA, é licenciada em Letras Vernáculas, mestra e doutoranda em Crítica Cultural (UNEB). Ativista do movimento negro, Iya Egbe do Ilê Axé Iboro Odé, professora da rede municipal de educação de Camaçari e CEO da editora Ereginga Educação. Tem poemas e contos em diversas Antologias como Cadernos Negros (Quilombhoje, v. 37, 38, 39, 40 e 42). É integrante na Academia Internacional de Literatura do Brasil. Tem quatro publicações em literatura infantojuvenil e o livro de poemas “Já fui água um dia”

Cris de Morais

Natural e residente em Passo Fundo (RS). Artista plástica, escritora, ilustradora, graduada em Artes Visuais e pós graduada em Arteterapia, atua como arte educadora na rede privada de ensino. Acredita no poder transformador da arte e pensa que a criatividade pode ser desenvolvida em todas as pessoas. A artista explora novos materiais artísticos, a reciclagem, a madeira, a tinta, aquarela, tintas naturais fazem parte do portfólio da artista. Artista e Oficineira na Habemusa casinhas de madeira. Idealizadora e artista do espaço cultural Habemus Creative. Autora dos livros: A Mamãe Que Pintava o Mundo (Cris Morais) – 2019, Contando a História da Arte (Cris Morais) – 2020, A história acabou? (Cris Morais) – 2022. Membra do coletivo de escritores Sociedade dos Poetas Vivos – SPV Passo Fundo.

Jonatan Ortiz Borges

Natural e residente em Canoas (RS). Poeta, escritor, editor, agente cultural, contador de histórias. Mediador de leitura. Editor de conteúdo da Revista e iniciativa Poética Entreverbo. Idealizador do movimento Poesia de Gardel e do livreto de mesmo nome que já tem 04 (quatro) edições publicadas. Autor dos livros: Eu, poético, A menina que morria a cada maçã e Versos Bordados. Bolheiro. Origamista.

Lucas Chaves

Residente em Passo Fundo (RS). Ilustrador freelancer e arte educador de jovens e crianças. Graduado em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo, já produziu ilustrações e projetos gráficos para livros independentes e materiais didáticos. Alguns de seus projetos publicados: A Mamãe que Pintava o Mundo (Cris Morais) – 2019, Contando a História da Arte (Cris Morais) – 2020 Poesias de Cantar História (Giancarlo Camargo) – 2021, Apostila ArqueoLogando / Arqueológicas (André M. Piasson – Ed. Acervus) – 2022, A história acabou? (Cris Morais) – 2022.

Rosane Castro

Escritora, narradora de histórias e produtora cultural. Graduada em Letras, e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Africana. Graduada em Literatura Infantil e Juvenil. Graduanda no Curso de Psicologia e no curso de Terapias Integrativas. Atua em projetos culturais, sociais e pedagógicos nas organizações públicas, privadas e não governamentais. Organiza e atua em feiras, bienais e eventos culturais e literários. Idealizadora e coordenadora do Encontro Nacional de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido”. Coordena a Biblioteca Itinerante Griô, projeto aprovado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura – Mais Cultura / Pontos de Leitura. Ministra cursos e palestras sobre a arte de contar histórias, sobre mediação de leitura e literatura para a infância. Tem treze livros e muitas histórias aguardando para serem publicadas.

Thaís Mesquita

Artista e ilustradora mineira que trabalha com ilustração de livros infantis, animação e design. Cursou Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais e alguns anos após se graduar cursou mestrado em Media Art & Design na Universidade Bauhaus, na Alemanha, onde vive e trabalha atualmente.

Thaís trabalha diretamente com editoras, estúdios criativos e clientes selecionados desde 2012 e conta com diversos livros infantis ilustrados na no Brasil e na Alemanha. Seu trabalho é uma mistura entre processos de pintura tradicionais e digitais em um cenário de constante experimentação e descobrimento de novas formas de contar histórias de forma visual.

Convidado

Rezzutti é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Pesquisador independente da História de São Paulo, e do Brasil, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico de Petrópolis e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes.

A biografia sobre D. Leopoldina escrita por Rezutti foi aceito para participar do PNLD Programa Nacional do Livro e do Material Didático, por isso, desde 2018,mais de 90 mil alunos da rede pública brasileira já tiveram contato com essa personagem importante de nossa história.

É autor de diversos artigos e desde 2017 trabalha com a divulgação de história no seu canal YouTube com quase 250 mil inscritos.

Link da live no YouTube :
https://youtu.be/jYm_rBjtvTA

REDES SOCIAIS

Presidente – Vanessa Noronha Tölle
Vice Presidente – Michael Tölle
Tel: +43 650 9433 618

CURADORIA – Luciana Marinho Albrecht

Natural de Porto Alegre e residente em Passo Fundo (RS), escritora, poeta, membra da Academia Passo-Fundense de Letras e contadora de histórias. Youtuber no canal Mil e uma Histórias e coapresentadora do programa Literatura Local da Tv Câmara Passo Fundo (RS). Administradora e produtora cultural. Seus livros já lançados dedicados à infância são: A Estrela Pequenina e O Procura Encrenca. Prestes a lançar o novo livro para infância: Bandolins. Autora de Confidências da Noite, poemas, sonhos e delírios, voltado ao público jovem e adulto.

A Mostra Virtual de Literatura do Festival Cultural do Brasil em 2022, chega com a proposta de, através do mundo digital, aproximar leitores e escritores através do debate de temas relevantes para o universo literário. Ao longo da curadoria foram selecionados 13 artistas, entre: autores, ilustradores e contadores de histórias que bem representam a pluralidade da literatura no Brasil. A Mostra será realizada em 3 encontros divididos da seguinte forma:

📍 Literatura Adulta: Da Ficção à Realidade – 23/08 Terça-feira – 19:30
📍 Literatura Infantil e Juvenil: As histórias que contamos – 30/08 Terça-feira – 18:30
📍 Roda Virtual de Contação de Histórias – 06/09 Terça-feira – 19:30

MESA LITERATURA ADULTA: DA FICÇÃO À REALIDADE

Amauri Albino

Nascido na favela de Senador Camará e atualmente morador do bairro de Campo Grande Zona Oeste Rio de Janeiro (RJ). Autor, formado em Letras- Inglês; Pós graduado em Gestão Escolar. Tem trabalhado desde a graduação em uma educação infantil mais humanitária e como resultado das suas pesquisas escreveu a obra Mitos e Lendas em homenagem a sua bisavó. Desenvolveu e lançou o livro Mitos e Lendas de forma independente.

Carolina Panta

Natural e residente em Porto Alegre (RS), é professora de Língua Portuguesa e Literatura formada em Letras pela UFRGS. Editora da revista literária La Loba, é ativista em busca do protagonismo feminino na cultura. Tem na mulher seu tema principal de escrita, como em seu primeiro romance, Dois Nós. Olivetti Lettera 32 é seu segundo mergulho às profundezas da dor e do prazer de ser mulher.

Day Fernandes

Psicóloga, nasceu em Brasília, mas atualmente mora no interior de Goiás. Ela aposta na força da voz feminina dentro e fora dos livros e ama se perder nos mundos de fantasia e scifi. Day é autora das obras: “Uma ilha no Atlântico”; “Duologia A Fortaleza”, “Terremoto e Ruínas”, lançado em formato de audiobook pela Storytel e “Uma Maré de Azar”, seu mais recente lançamento de 2021.

Gabriel Yukio Goto

Nascido em 1997 no Japão, veio para o Brasil em 2000 e reside desde então em Campinas (SP). Publicou o seu primeiro livro ainda na faculdade, 2017, uma distopia chamada “Os Últimos de Gaia”, em 2019 lançou a primeira coletânea de poemas “Um Abismo Atrai o Outro”, desde 2019 também atua como professor, seja de português ou inglês. Ainda possui alguns e-books disponíveis na Amazon: Chuva de Outono (2020), poesia desastrada (2020), A Reunião da Minoria Modelo e outros contos (2020) e Kazuo sem Espaço no Entrelugar (2021).

Gilberto Cunha

Residente em Passo Fundo (RS), engenheiro-agrônomo, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Membro da Academia Passo-Fundense de Letras, patrono da 23ª Feira do Livro de Passo Fundo (2009). Chefe-Geral da Embrapa Trigo (2006 a 2010). Autor da série de livros Meteorologia: Fatos & Mitos (1997, 2000 e 2003), Cientistas no Divã (2007), Galileu é meu pesadelo (2009), A ciência como ela é… (2011) e Ah! Essa estranha instituição chamada ciência – Borgelatria e outros ensaios (2021). Presidente da Academia Passo-Fundense de Letras nas gestões (2014-2016 e 2020-2022). Colunista do jornal O NACIONAL e Editor-Chefe da revista cultural ÁGUA DA FONTE e do periódico científico AGROMETEOROS.

Juliana Pletsch

Natural de São Luiz Gonzaga e residente em Caxias do Sul (RS). Mestra em Filosofia, Especialista em Neurociências e Comportamento, médica veterinária, mentora, autora do livro “As bases emocionais da cooperação e do comportamento social”, fundadora do Projeto Ser Mulher, palestrante, professora e empresária.

Mônica Henriques

Natural e residente no Rio de Janeiro (RJ). Escritora de ficção e advogada. Autora de diversos livros, contos e coletâneas em edição tradicional e virtual. O conto de fantasia “A livraria mágica da Rua do Ouvidor” foi selecionado no “Prêmio Literário Cataratas de Contos e Poesias – 2019” e publicado em e-book. Sua crônica “Um dia Caetano”; foi selecionada para a Revista Philos e divulgada na Festa Literária de Santa Teresa (FLIST – 2020) em evento online. No ano passado participou da Revista Mystério Retrô 6 com o conto policial “Assassinato no Sarau” (2021). Seu primeiro romance “O julgamento”, um thriller com elementos sobrenaturais, está em pré-lançamento pela Caravana Grupo Editorial.

MESA LITERATURA INFANTOJUVENIL: AS HISTÓRIAS QUE CONTAMOS

Ana Fátima

Natural de Salvador/BA, é licenciada em Letras Vernáculas, mestra e doutoranda em Crítica Cultural (UNEB). Ativista do movimento negro, Iya Egbe do Ilê Axé Iboro Odé, professora da rede municipal de educação de Camaçari e CEO da editora Ereginga Educação. Tem poemas e contos em diversas Antologias como Cadernos Negros (Quilombhoje, v. 37, 38, 39, 40 e 42). É integrante na Academia Internacional de Literatura do Brasil. Tem quatro publicações em literatura infantojuvenil e o livro de poemas “Já fui água um dia”

Cris de Morais

Natural e residente em Passo Fundo (RS). Artista plástica, escritora, ilustradora, graduada em Artes Visuais e pós graduada em Arteterapia, atua como arte educadora na rede privada de ensino. Acredita no poder transformador da arte e pensa que a criatividade pode ser desenvolvida em todas as pessoas. A artista explora novos materiais artísticos, a reciclagem, a madeira, a tinta, aquarela, tintas naturais fazem parte do portfólio da artista. Artista e Oficineira na Habemusa casinhas de madeira. Idealizadora e artista do espaço cultural Habemus Creative. Autora dos livros: A Mamãe Que Pintava o Mundo (Cris Morais) – 2019, Contando a História da Arte (Cris Morais) – 2020, A história acabou? (Cris Morais) – 2022. Membra do coletivo de escritores Sociedade dos Poetas Vivos – SPV Passo Fundo.

Jonatan Ortiz Borges

Natural e residente em Canoas (RS). Poeta, escritor, editor, agente cultural, contador de histórias. Mediador de leitura. Editor de conteúdo da Revista e iniciativa Poética Entreverbo. Idealizador do movimento Poesia de Gardel e do livreto de mesmo nome que já tem 04 (quatro) edições publicadas. Autor dos livros: Eu, poético, A menina que morria a cada maçã e Versos Bordados. Bolheiro. Origamista.

Lucas Chaves

Residente em Passo Fundo (RS). Ilustrador freelancer e arte educador de jovens e crianças. Graduado em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo, já produziu ilustrações e projetos gráficos para livros independentes e materiais didáticos. Alguns de seus projetos publicados: A Mamãe que Pintava o Mundo (Cris Morais) – 2019, Contando a História da Arte (Cris Morais) – 2020 Poesias de Cantar História (Giancarlo Camargo) – 2021, Apostila ArqueoLogando / Arqueológicas (André M. Piasson – Ed. Acervus) – 2022, A história acabou? (Cris Morais) – 2022.

Rosane Castro

Escritora, narradora de histórias e produtora cultural. Graduada em Letras, e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Africana. Graduada em Literatura Infantil e Juvenil. Graduanda no Curso de Psicologia e no curso de Terapias Integrativas. Atua em projetos culturais, sociais e pedagógicos nas organizações públicas, privadas e não governamentais. Organiza e atua em feiras, bienais e eventos culturais e literários. Idealizadora e coordenadora do Encontro Nacional de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido”. Coordena a Biblioteca Itinerante Griô, projeto aprovado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura – Mais Cultura / Pontos de Leitura. Ministra cursos e palestras sobre a arte de contar histórias, sobre mediação de leitura e literatura para a infância. Tem treze livros e muitas histórias aguardando para serem publicadas.

Thaís Mesquita

Artista e ilustradora mineira que trabalha com ilustração de livros infantis, animação e design. Cursou Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais e alguns anos após se graduar cursou mestrado em Media Art & Design na Universidade Bauhaus, na Alemanha, onde vive e trabalha atualmente.

Thaís trabalha diretamente com editoras, estúdios criativos e clientes selecionados desde 2012 e conta com diversos livros infantis ilustrados na no Brasil e na Alemanha. Seu trabalho é uma mistura entre processos de pintura tradicionais e digitais em um cenário de constante experimentação e descobrimento de novas formas de contar histórias de forma visual.

Convidado

Rezzutti é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Pesquisador independente da História de São Paulo, e do Brasil, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico de Petrópolis e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes.

A biografia sobre D. Leopoldina escrita por Rezutti foi aceito para participar do PNLD Programa Nacional do Livro e do Material Didático, por isso, desde 2018,mais de 90 mil alunos da rede pública brasileira já tiveram contato com essa personagem importante de nossa história.

É autor de diversos artigos e desde 2017 trabalha com a divulgação de história no seu canal YouTube com quase 250 mil inscritos.

Link da live no YouTube :
https://youtu.be/jYm_rBjtvTA

Presidente – Vanessa Noronha Tölle
Vice Presidente – Michael Tölle
Tel: +43 650 9433 618