Viena, a melhor cidade para se viver de acordo com a revista britânica The Economist
- Notícias
- Por Vanessa Noronha
No topo da lista de cidades mais habitáveis do mundo, Viena volta a ser considerada a melhor cidade para se viver. Segurança e infraestrutura são seus principais atrativos.
“Estabilidade (segurança) e boa infraestrutura são os principais atrativos da cidade para seus habitantes, apoiadas por bons cuidados de saúde e muitas oportunidades de cultura e entretenimento”, aponta o relatório.
Como moradora desta cidade só posso afirmar essa, é de fato, a realidade apresentada. Há 16 anos, deixei o Brasil e passei a viver nessa cidade exuberante, cheia de charme e que me acolheu de forma ímpar.
Viver Viena turisticamente já é uma experiência maravilhosa. Mas viver em Viena, fazer parte do cotidiano, é extraordinário. Porém, é preciso levar em conta que existem vários fatores para que possamos viver bem nesta cidade. Não achem que é como num passe de mágica, não é só arrumar as malas e chegar na melhor cidade pra se viver.
São tantos fatores envolvidos num processo de integração que antes de tomar uma decisão dessa, pare, pense e analise.
Claro que vocês devem dizer: Ah tá querida, mas você vive aí, né? Vivo, e repetiria tudo outra vez. Mas eu cheguei aqui em outras épocas, e o motivo maior foi porque casei com um austríaco, então todo processo de casamento, visto, residência, aulas de alemão, tradução, adaptação… foi cuidado com amor e com a experiência de um cidadão austríaco.
Eu cheguei aqui tendo casa para morar e uma família. E vou contar pra vocês, não é fácil não!
Mas vamos voltar a delícia de viver nesse lindo lugar chamado Viena!
A cidade é linda, um caldeirão de diversidade cultural.
Viena ferve de inverno a verão com programas culturais e muita diversão. Inclusive o Festival Cultural do Brasil que acontece no Weltmuseum Wien faz parte da lista dos programas culturais.
A paz de poder circular por Viena a qualquer hora, não tem dinheiro que pague, ainda mais quando se trata de circular usando um transporte público de qualidade. Pontualidade por aqui é fundamental, não esqueçam disso!
Sem contar que tudo que você acertar com um austríaco ele vai cumprir sem sair do trilho e vai te cobrar sem piedade. Eu particularmente amo essa forma de ter disciplina no que nos propomos a fazer e confesso que é algo que mais gosto por aqui.
Nada de abraço e beijo, afinal você não é tão íntimo assim ainda e por isso vai um aperto de mão de braço esticado, olhos nos olhos e tudo certo. Essa é a forma de você conseguir ser bem visto por aqui.
Depois de alguns anos trabalhando juntos, no meu caso 10 anos, já podemos sentar, brindar com um copo de cerveja e se despedir com um beijinho. Confiança, respeito e dignidade valem muito mais que uma conta cheia de reais. Aqui ninguém se interessa no que você tem, mas quem você é de verdade.
Venha viver Viena!
Lembramos que dia 18 de setembro no Weltmuseum vai ter uma rica programação da cultura brasileira e “euzinha” organizo o Festival juntamente com um grupo de artistas incríveis.
Do dia 19 de setembro ao dia 30 na galeria Jan Arnold no Museumsquartier, em Viena, acontecerá uma Exposição de Artes Visuais com 30 obras de artistas brasileiros.