A Mostra é uma parceria da Segredo Filmes com a Olho de Vidro Produções.
A Mostra Lugar de Mulher É no Cinema nasceu no final de 2016 a partir de um desejo de reunir o maior número possível de mulheres do audio visual de Salvador, Bahia, para debater e apontar demandas específicas de gênero do setor.
Nesse mesmo ano, a Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da ANCINE revelou que 75,4% dos filmes lançados no Brasil em 2016 foram dirigidos por homens brancos. Esta constatação levou à formulação de um sistema de adoção de cotas de gênero e raça na seleção dos projetos, que determina que, ao menos 35% dos valores dos projetos selecionados devem ser – a partir de então – dirigidos por mulheres, transexuais/travestis e 10% reservados às diretoras negras e indígenas do País.
A Mostra nasce neste cenário e é fruto de movimento político-cultural de profissionais do audiovisual nacional. Foi idealizada pelas cineastas e produtoras Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha e vem sendo desenvolvida por um coletivo de mulheres baianas e/ou residentes no Estado da Bahia.
Nas suas primeiras três edições exibiu um total de 290 curtas-metragens, realizados por cineastas mulheres e pessoas não binárias de pelo menos 12 Estados brasileiros. O número total de curtas-metragens inscritos saltou mais de 40% em três anos. Em 2019, a Mostra recebeu um total de 653 filmes inscritos. Deste total, 156 foram exibidos após seleção feita por uma equipe curadora de mulheres engajadas do ponto de vista sócio-político feminista, que seleciona obras com temáticas e gêneros cinematográficos múltiplos.
Conheça mais: https://www.mostramulhernocinema.com.br/