Sucesso em mais uma edição do Festival de Viena
- ,
- , Destaques
“O gingado brasileiro, o amor pela cultura de seu povo e as histórias que deixam o povo mais forte. A 10ª edição do festival arrancou suspiros e deixou estrangeiros encantados com o Brasil”
Uma década de orgulho da cultura Brasileira mais uma vez exposta em solo Europeu, esse foi o resultado da 10ª edição do Festival Cultural do Brasil, em Viena, na Áustria. O “Brasilianisches Kulturfestival Wien”, que começou no dia 27 de julho e seguiu até 10 de agosto, entre as ações exposições, poesias, aula show de receitas e artistas renomados que com sentimento de pertencimento brasileiro mostraram o melhor da “terrinha”.
As ações do Festival 2022, deram início no Brasil, em Aracaju, no estado de Sergipe, nordeste brasileiro lugar de tradições importantes para o país e encerrou no dia 30 de setembro na Áustria, onde reuniu um público de 500 pessoas no Weltmuseum. Na Casa de Cultura Brasil-Áustria, um espaço alternativo, foram feitas diversas atividades de artistas locais e reconhecidos.
Já na Áustria, em Viena, no dia 18 de setembro, foi realizado no Weltmuseum Wien, um evento de coomemoração ao Bicentenário da Independência, a solenidade também marcou a comemoração da 10° Edição do festival. O ponto alto do evento foi a leitura das Cartas da D Leopoldina e a Independência do Brasil, com a presença ilustre do embaixador do Brasil na Áustria, Nelson Antônio Tabajara de Oliveira.
Segundo os organizadores do evento, Vanessa Noronha e Michael Tölle, o domingo foi de grandes emoções pois os artistas levaram ao palco apresentações com base nas cartas da D. Leopoldina, imperatriz do Brasil. Uma história relembrada com amor e respeito entre as duas nações.
“A programação contou desde o Ballet clássico, passando pelo samba, forró, capoeira e o frevo. Sem falar que a gastronomia também foi muito apreciada”, destacou Vanessa, que lembrou ainda que, desde a sua primeira edição o Festival conta com a parceria do Weltmuseum Wien e vem crescendo, se destacando como o maior evento da cultura do Brasil na Áustria, tendo conquistado também o apoio da Secretaria de Cultura de Viena (Stadt Wien).
Impossível não deixar de falar dos artistas que deixaram seu nome registrado em mais uma edição. São eles: Tâmara Dornelas, Alessandro Giovine, Felipe Moris e o grupo Samba Life Show, Anderson Dionísio( Mangueira), a pianista Maria Clara Fernandes, os capoeiristas e contramestres, Márcio Ferreira e Lúcio Lopes, o músico e compositor brasileiro Hamilton Luduvice e a banda de Forró Caburé abrilhantaram a programação.
Sem falar que além da programação no Weltmuseum, os artistas deram uma esticadinha para o posto 2 do Hotel Rioca, que este ano, recebeu alguns artistas participantes.
“Já no dia 19 de setembro no Museumsquartier, na Jan Arnold Gallery, aconteceu a Vernissage da Exposição Independências com obras de 33 artistas brasileiros. Foi um evento marcante e de grande sucesso”, finalizou Vanessa.