GermanPortuguese
GermanPortuguese

2021: “Brasis” é representado em xilogravura no Festival Cultural, em Viena

A 9°edição do Festival de Cultura do Brasil, em Viena, acontece de junho a novembro de 2021, tudo será transmitido de forma online

Não é só samba, caipirinha e futebol que existe no Brasil, de uma maneira resumida a mídia e os próprios estrangeiros, acabam passando esse traço do país. Só que há nove edições, o Festival de Cultura do Brasil, em Viena, remonta um cardápio diverso e mostra o que o Brasileiro tem de melhor. Neste ano, a diversidade cultural vai ser apresentada de forma digital, respeitando todas as limitações da pandemia da Covid 19, as apresentações começam no mês de junho e seguem até novembro. Serão seis meses de exposições. A expectativa é que da forma online, pessoas que nunca tiveram acesso ao evento, vão ter a oportunidade de conhecer mais a cultura brasileira.

Para que toda essa magia aconteça o Festival conta com Embaixadores Culturais que serão os responsáveis para trazerem para a programação, o melhor de cada estado brasileiro que eles representam. O passeio vai desde os destinos turísticos mais cobiçados, a boa gastronomia, literatura, dança, música, artesanato, manifestações culturais e tudo que o Brasil tem de bom. Quem conhece o Brasil é o brasileiro, mostrar esse pertencimento que cada pessoa tem do lugar que vive, faz a exposição ter mais força e originalidade.

“A Cultura é o oxigênio de uma sociedade, não pode existir uma sociedade sem cultura.

Neste momento de isolamento através da criatividade dos nossos artistas a cultura nos traz o sentido de segurança, de dignidade, de pertencimento”, explica a organizadora do festival Vanessa Noronha Tolle.

A união sempre foi o detalhe que move o evento, tudo começou em 2013, ano do primeiro Festival de Cultura Brasileira em Viena, naquela época amigos, familiares e artistas se desdobraram para mostrar no maior museu de Etnologia do Mundo, Weltmuseum Wien, a essência brasileira. Deu tão certo, que já são nove edições.

“Não tenho como citar qual foi o mais importante, pois cada vez, a gente vai superando, vão chegando pessoas incríveis que trazem ações importantes para a construção da nossa missão. Gosto de falar que sempre tem algo que me traz inspiração para construir a programação. Este ano, foi um acervo de fotografias do Weltmuseum Wien que me trouxe essa luz”, afirma Vanessa.

Ao longo dessa história do Festival de Cultura do Brasil, em Viena, as mudanças de conceitos e aberturas para novos artistas foram muitas. A arte mostra a sua força e consegue apaixonar os estrangeiros. “Como pedagoga e mulher brasileira, quando fixei residência em Viena, muito me incomodava ver o Brasil reduzido em futebol, caipirinha e samba. Me sinto responsável em mudar esse conceito reducionista. Pode parecer uma utopia, mas as pontes que já estão sendo construídas desde 2013, formam redes de diálogos, inclusive com a diáspora brasileira que muito contribui para a circulação cultural do Brasil no mundo”, finaliza Vanessa.

Homenagem

Todos os anos os eventos tem suas características próprias, uma espécie de homenagem, para que o tema central seja sempre inovador. Em 2021, o tema será “os Brasis“ feito pelo artista Ciro Fernandes, conhecido mundialmente tamanha a capacidade de se expressar. “Ciro é uma das pérolas que o Brasil tem, que o mundo conhece. É o artista apaixonado pelo que faz, ele transcende. Foi com os “Brasis” que Ciro criou a obra do Festival, com uma rosa dos ventos no centro nos direcionando aos Brasis. Em tempos de crise é preciso criar, inspirar , realizar e acreditar”, destaca Vanessa.

ciro fernandes
Xilogravura "Brasis"

Confira mais algumas obras do artista:

Conheça mais pelo site:

https://www.cirofernandes.com.br/links

Compartilhe !